sexta-feira, 24 de abril de 2009

Apresentação dos Candidatos: Albânia

A RTSH mais uma vez selecionou o representante do país, através do tradicional festival albanês chamado "Festivali i Këngës", a competição contou com 20 participantes, o festival foi realizado no Palácio do Congresso em Tirana, sendo que foram no total três dias de festival, nos dois primeiros foram para o público conhecer as canções, só no último que foi a competição pra valer. O vencedor foi escolhido por sete jurados, e a jovem Kejsi Tola acabou ganhando a votação do júri com a canção "Më merr në ëndërr", sendo que no Eurovision ela irá cantar a versão em inglês do tema.

Informações Gerais da Albânia




Hino nacional: Hymni i Flamurit("Hino a Bandeira")
Gentílico: Albanês,Albano
Capital: Tirana
Cidade mais populosa: Tirana
Língua oficial: albanês
Governo: República parlamentar
- Presidente: Bamir Topi
- Primeiro-ministro: Sali Berisha
Independência: da Itália e do Império Otomano
- Data: Na Segunda Guerra Mundial
Área: 28 748 km²
População: 4.249.942 hab. (2009)
Densidade: 123 hab./km²
IDH: 0,801 (elevado)
Moeda: Lek (ALL)
Cód. Internet:.al
(Fonte: Wikipedia)

Albânia no Eurovision



O RTSH já havia demonstrado interesse em participar do festival em 2003, mas devido ao grande número de países presentes no festival, o pedido não foi aceito pela EBU. Em 2004, com a criação da semifinal no festival, os albaneses enfim puderam participar. Desde a sua primeira participação, a RTSH usa o "Festivali i Këngës" como forma de seleção. Logo na primeira participação o país conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados, apesar de que até agora eles não conseguiram repetir este feito. Como o "Festivali i Këngës" tradicionalmente é realizado em Dezembro, a Albãnia geralmente é o primeiro país a divulgar tanto a canção, como o intérprete da próxima edição do Eurovision, o mesmo aconteceu este ano, quando a Kejsi Tola venceu o tradicional festival albanês no dia 21 de Dezembro.

Aparições: 5 (sem contar com a deste ano)
Primeira aparição: 2004
Melhor Resultado: 7º (2004)
Pior Resultado: 17º (2007 (Semifinal))
Estação Membro: RTSH (Radio Televizioni Shqiptar)*

*O festival é transmitido no país pela TVSH.



Informações do Participante



A Kejsi Tola nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1992, ela começou a sua carreira aos onze anos quando ela ganhou o festival "Young Voices of Albanian Festival Song",e a partir daí ela começou a participar de vários festivais de música do país. O momento mais alto da sua carreira foi quando ganhou o reality show musical "Ethet", onde ela ficou famosa nacionalmente. Em 2009, ela ganha o "Festivali i Këngës", vencendo assim nomes importantes da música albanesa, com a vitória neste festival, ela tem a chance de representar a Albânia no Eurovision, e fazer sua primeira performance a um grande público internacional.



apresentação no programa "Ethet"



cantando em dueto com a kosovar Flaka Krelani no segundo dia do "Festivali i Këngës"



performance na final do "Festivali i Këngës"

Nota de Chances: 3 (chances médias)

Depois de levar duas baladas seguidas, o país leva uma canção dançante e com um toque étnico, um estilo que costuma ter sucesso no festival. O fato de a apresentação ser coreografada pelo Julian Bulku, que no ano passado fez um excelente trabalho na apresentação grega, leva a crer que nesse ano os albaneses estão trabalhando para fazer uma performance diferente e que chame atenção, o que nunca foi o forte do país na sua curta história no festival. Pode-se notar que a Kejsi é uma intérprete inexperiente e até mesmo insossa, na apresentação na final nacional albanesa ela praticamente não se mexeu no palco, o que acabou pesando ainda mais pelo fato da canção ser dançante. Mais um país não foi feliz na mudança de idioma, a letra da versão em inglês ficou bastante artificial e banal, e na nova versão nota-se a tentativa de tornar o tema mais dance e até mesmo dar um ar mais moderno a ela, o efeito foi justamente o oposto, porque os novos efeitos sonoros foram muito mal feitos e a canção precisava de uma produção mais competente. Os albaneses têm a difícil missão de passar para a final, acho que se conseguirem será como no ano passado, quando eles passaram por poucos pontos e na final não conseguiram ficar numa posição decente.

Dados da Canção

Título: Carry Me In Your Dreams
Intérprete: Kejsi Tola
Melodia: Edmond Zhulali
Letra: June Muftaraj Taylor
Idioma: Inglês

Letra da Canção



Carry me in your dreams (Carregue-me nos seus sonhos)

My love for you grows with each passing day
(Meu amor por você cresce a cada dia que passa)
I'm by your side when you're away
(Estou ao seu lado quando você está ausente)
And when I miss you and long for your care
(E quando sinto sua falta e o seu cuidado)
I close my eyes and you're there
(Fecho meus olhos e você está lá)

All that I ask is one moment in time
(Tudo que peço é um momento na vida)
No strings attached, no drawing lines
(Sem compromissos, sem complicações)
You feel my thoughts even when you're not here
(Você sente os meus pensamentos, mesmo quando você não está aqui)
I close my eyes
(Fecho meus olhos)
Close my eyes and I feel you're there
(Fecho meus olhos e sinto que você está lá)

Take my love, take my heart
(Leve meu amor, leve meu coração)
Carry me with you in your dreams
(Carregue-me com você nos seus sonhos)
No, no, never let go
(Não, não, nunca deixe ir)
Wonder of love, magical glow
(A maravilha do amor, o brilho mágico)

Take my love, take my heart
(Leve meu amor, leve meu coração)
Carry me with you in your dreams
(Carregue-me com você nos seus sonhos)
No, no, never let go
(Não, não, nunca deixe ir)
Wonder of love, magical glow
(A maravilha do amor, o brilho mágico)

All that I ask is one moment in time
(Tudo que peço é um momento na vida)
No strings attached, no drawing lines
(Sem compromissos, sem complicações)
You feel my thoughts even when you're not here
(Você sente os meus pensamentos, mesmo quando você não está aqui)
I close my eyes
(Fecho meus olhos)
Close my eyes and I feel you're there
(Fecho meus olhos e sinto que você está lá)

Take my love, take my heart
(Leve meu amor, leve meu coração)
Carry me with you in your dreams
(Carregue-me com você nos seus sonhos)
No, no, never let go
(Não, não, nunca deixe ir)
Wonder of love, magical glow
(A maravilha do amor, o brilho mágico)

Search for me in your dreams
(Procure por mim nos seus sonhos)
Search for me, it's where I'll be
(Procure por mim, que é onde estarei)

Take my love, take my heart
(Leve meu amor, leve meu coração)
Carry me with you in your dreams
(Carregue-me com você nos seus sonhos)
No, no, never let go
(Não, não, nunca deixe ir)
Wonder of love, magical glow
(A maravilha do amor, o brilho mágico)

Take my love, take my heart
(Leve meu amor, leve meu coração)
Carry me with you in your dreams
(Carregue-me com você nos seus sonhos)
No, no, never let go
(Não, não, nunca deixe ir)
Wonder of love, magical glow
(A maravilha do amor, o brilho mágico)
BlogBlogs.Com.Br