sexta-feira, 1 de maio de 2009

Apresentação dos Candidatos: Reino Unido

O Reino Unido será o vigésimo terceiro país a se apresentar na final do festival, lembrando que como fazem parte do Big Four, os britânicos já têm passagem direta para a final. A BBC decidiu criar um reality show com um estilo parecido do "American Idol" para escolher o seu representante, o programa recebeu o nome de "Eurovision: Your Country Needs You", entre os candidatos interessados foram escolhidos apenas seis para participar do programa. Assim como os outros programas neste estilo, cada semana saia o participante menos votado pelo público. A Jade Ewen acabou ganhando o programa e irá cantar no festival a canção "It's My Time", que foi composta pelo Andrew Lloyd Webber (que também foi o jurado principal do programa) e escrita pela Diane Warren.

Informações Gerais do Reino Unido




Hino nacional: God Save the Queen (Deus Salve a Rainha)
Gentílico: britânico(a)
Capital: Londres
Cidade mais populosa: Londres
Língua oficial: inglês (de facto)
Governo: Sistema parlamentarista e monarquia constitucional
- Rainha: Isabel II
- Primeiro-ministro: Gordon Brown
Formação
- Tratado de União: 1 de maio de 1707
- Ato de União: 1 de janeiro de 1801
- Tratado Anglo-Irlandês: 12 de abril de 1922
Entrada na UE: 1 de janeiro de 1973
Área: 244.820 km²
População: 60.975.000 [1] hab.
Densidade: 246 hab./km²
IDH: 0,942 (elevado)
Moeda: Libra esterlina (£)(GBP)
Cód. Internet: .uk
(Fonte: Wikipedia)

Reino Unido no Eurovision



O Reno Unido fez a sua estréia em 1957, apesar da BBC ter tentado participar no primeiro festival, mas acabou enviando a sua canção fora do prazo. Desde 1959, o país tem participado de todas as edições, o Reino Unido é considerado o país com a melhor campanha no festival, venceram cinco vezes a competição, sendo a última em 1997, e ficaram quinze vezes na segunda colocação. Até 1998, o país só ficou de fora dos dez primeiros lugares em apenas duas edições, só que a história mudou a partir de 1999, desde esse ano o país só ficou entre os dez primeiros em 2002, quando ficaram em terceiro lugar. Em 2003, os britânicos ficaram com o temível "nul points", que é quando uma proposta não recebe pontos de nenhum país, segundo alguns isso ocorreu devido a um boicote ao apoio do Reino Unido à Guerra do Iraque. Em 2008, eles ficam mais uma vez na última posição da final do festival, o que fez com que a BBC realizasse grandes mudanças para o Eurovision 2009, a primeira mudança foi que o Terry Wogan, que foi o comentarista do festival por 37 anos, deixará o seu posto, dando lugar ao apresentador Graham Norton, outra mudança foi a criação do show de talentos "Eurovision: Your Country Needs You" para escolher o representante deste ano, o programa contou com a ajuda do famoso músico Andrew Lloyd-Webber e a BBC também começou a levar mais a sério o festival, com a representante deste ano, Jade Ewen, fazendo a promoção do tema por vários países, o que nunca tinha acontecido desde então.

Aparições: 51 (sem contar com a deste ano)
Primeira aparição: 1957
Melhor Resultado: 1º (1967, 1969, 1976, 1981, 1997)
Pior Resultado: último (2003, 2008)
Estação Membro: BBC (British Broadcasting Corporation)*

* As semifinais são transmitidas pela BBC Three e a final pela BBC One.



Informações do Participante



A Jade Ewen é uma cantora e atriz, que nasceu em Londres (Reino Unido) no dia 24 de Janeiro de 1988. Ela começou a sua carreira profissionalmente quando ela atuou no musical do "O Rei Leão" no papel da Nala, ela tinha apenas doze anos de idade nesta época. Em 2003, ela atuou em uma série de tv australiana, que abriu portas para a participação dela em outras séries. Em 2005, ela entrou para a girlband "Trinity Stone" e assinou um contrato com a Sony BMG, a banda trabalhou com o cantor americano Ne-Yo para o single "Real Love", e tiveram canções produzidas por nomes famosos como Brian Rawling and Cee-Lo Green, que já venceram os prêmios Grammy; apesar do sucesso moderado dos singles da banda, elas acabaram saindo da gravadora e acabaram com a banda, mesmo sem terem lançado um disco sequer. A Jade assinou com uma gravadora de menor porte, e desde então não teve qualquer sucesso na sua carreira solo, até que ela ganha o "Eurovision: Your Country Needs You" e assina um contrato com a Polydor, ela atualmente está divulgando a sua canção pela Europa e também está gravando canções para o seu primeiro disco, que está previsto para ser lançado logo após a sua participação no Eurovision.



video clip da girlband Trinity Stone



apresentação no "Eurovision 2009: Your Country Needs You"



Jade cantando "It's My Time" pela primeira vez

Nota de Chances: 4 (chances altas)

Os britânicos levam uma balada com um estilo bem americanizado, com várias notas altas, o que exige bastante da extensão vocal da intérprete e também é um elemento a mais para impressionar o público, o tema parece ter sido feito para um dos musicais do Webber e tem uma letra cheia de clichês típicos deste estilo de balada, mas que certamente deve convencer boa parte do público. A Jade é uma intérprete competente, mas nota-se que lhe falta experiência, em suas apresentações no programa, por exemplo, ela demonstrou bastante nervorsismo e falta de controle em sua respiração. Apesar do tema não ser nada diferente do que é visto anualmente no Eurovision, é louvável o profissionalismo da BBC nesse ano, só o envolvimento de um músico consagrado como o Webber na participação deste ano já demonstra isso bem, além de que o músico não vai se limitar a ficar nos bastidores porque é praticamente certo a presença dele na performance da Jade tocando piano, como uma espécie de apoio para a cantora iniciante, e lógico uma grande estratégia de marketing para ganhar votos, e por falar em marketing é algo que os britânicos têm feito bem este ano. O Reino Unido tem a desvantagem de concorrer com a balada maltesa, principalmente se levar em consideração o sucesso que a intérprete maltesa já teve no festival, mesmo assim, acho que nesta batalha o Reino Unido sai vencedor, pela balada britânica ser mais agradável ao público do que a maltesa, resumindo só mesmo uma performance desastrosa para não melhorar o resultado dos últimos anos.

Dados da Canção

Título: It's My Time
Intérprete: Jade Ewen
Melodia: Andrew Lloyd Webber
Letra: Diane Eve Warren
Idioma: Inglês

Letra da Canção



It's My time (É a minha hora)

I've been down, down so long
(Tenho estado pra baixo, pra baixo a muito tempo)
But those days are gone now
(Mas esses dias já se foram)
I've got the will, I've earned the right
(Tenho a determinação, ganhei o direito)
To show you it's my time tonight
(Para mostrar a vocês que é a minha hora esta noite)

It's my time, it's my time
(É a minha hora, é a minha hora)
My moment, I'm not gonna let go of it
(Meu momento, não vou desistir dele)
My time, it's my time
(Minha hora, é a minha hora)
And I'll stand proud
(E continuarei orgulhosa)
There's nothing I'm afraid of
(Não há nada a temer)
I'll show you what I'm made of
(Mostrarei a vocês do que sou feita)
Show you all it's my time now
(Mostrarei a vocês todos que a minha hora é agora)

I'll break through, I've made my move
(Progredirei, fiz a minha jogada)
And my faith is strong now
(E a minha fé é forte agora)
I've got the heart to reach the heights
(Meu coração está pronto para alcançar às alturas)
To show you it's my time tonight
(Para mostrar a vocês que é a minha hora esta noite)

It's my time, it's my time
(É a minha hora, é a minha hora)
My moment, I'm not gonna let go of it
(Meu momento, não vou desistir dele)
My time, it's my time
(Minha hora, é a minha hora)
And I'll stand proud
(E continuarei orgulhosa)
There's nothing I'm afraid of
(Não há nada a temer)
I'll show you what I'm made of
(Mostrarei a vocês do que sou feita)
Show you all it's my time now
(Mostrarei a vocês todos que a minha hora é agora)

I've got the will, I've earned the right
(Tenho a determinação, ganhei o direito)
Tonight, tonight
(Esta noite, esta noite)

It's my time, it's my time
(É a minha hora, é a minha hora)
My moment, I'm not gonna let go of it
(Meu momento, não vou desistir dele)
My time, it's my time
(Minha hora, é a minha hora)
And I'll stand proud
(E continuarei orgulhosa)
There's nothing I'm afraid of
(Não há nada a temer)
I'll show you what I'm made of
(Mostrarei a vocês do que sou feita)
Show you all it's my time now
(Mostrarei a vocês todos que a minha hora é agora)

I'll show you all it's my time now
(Mostrarei a vocês todos que a minha hora é agora)
BlogBlogs.Com.Br