sábado, 2 de maio de 2009

Apresentação dos Candidatos: Espanha

A Espanha é o último país a se apresentar nessa edição do festival, a TVE realizou uma final nacional chamada "Eurovisión 2009: El retorno", que pelo segundo ano consecutivo teve a participação do MySpace no processo de inscrição dos participantes, 978 canções foram colocadas no MySpace para participar da competição, sendo que apenas 455 não descumpriram as regras. Os temas foram separados em dez estilos musicais, e os cinco mais votados, a votação foi feita pela Internet, de cada categoria passaram para a próxima fase. Entre as 50 canções, os 20 mais votados se classificaram automaticamente para as semifinais televisionadas, e os outros 30 disputaram as outras 10 vagas restantes em um casting realizado pela TVE, a votação foi feita por um júri. No final, a vitória foi da cantora Soraya com a canção "La noche es para mí", para saber mais detalhes das semifinais e da final é só procurar o nome do país nos marcadores.

Informações Gerais da Espanha




Hino nacional: Marcha Real (também chamado de Marcha Granadera)
Gentílico: Espanhol(a)
Capital: Madrid
Cidade mais populosa: Madrid
Língua oficial castelhano (ou espanhol) Com estatuto co-oficial: basco, catalão/valenciano e galego
Governo: Monarquia Constitucional Parlamentar
- Chefe de Estado: Juan Carlos I
- Presidente do Governo: José Luis Rodríguez Zapatero
Formação
- Unificação: 1469
- União Dinástica: 1516
- De facto: 1716
- De jure: 1812
Entrada na UE: 1 de Janeiro de 1986
Área: 504.030 km²
População: 46.063.511 hab. (2008)
Densidade: 90 hab./km²
IDH: 0.949 (elevado)
Moeda: Euro (EUR)
Cód. Internet: .es
(Fonte: Wikipedia)

Espanha no Eurovision



A Espanha fez a sua estréia no Eurovision 1961, com a canção "Estando contigo" interpretada pela Conchita Bautista, e desde então o país não deixou de estar presente no festival em uma edição sequer. Os espanhóis venceram duas vezes o festival: em 1968, com a canção "La, la, la" interpretada pela Massiel, e em 1969 (junto com a França, Holanda e Reino Unido) com a canção "Vivo cantando" interpretada pela Salomé. Até 1976 a TVE variava entre a realização de finais nacionais e seleção interna para escolher o representante do país, durante o período de 1977 e 1999 a TVE só escolheu os seus participantes de forma interna, em 2000 a TVE voltou a realizar finais nacionais até que em 2002 a TVE decidiu utilizar o reality show musical chamado "Operación Triunfo" para escolher o representante do país, foi a primeira vez que um país selecionou o seu participante desta maneira, mas quando a TVE cedeu os direitos do programa para outra emissora espanhola, a rede de tv voltou a realizar as finais nacionais tradicionais, exceto em 2006 quando a escolha foi interna, sendo que a partir do ano passado a emissora utiliza o MySpace para que os candidatos enviem as suas canções e realiza votações pela Internet para selecionar os participantes para a fase televisionada da competição.

Aparições: 47 (sem contar com a deste ano)
Primeira aparição: 1961
Melhor Resultado: 1º (1968, 1969)
Pior Resultado: último (1962, 1965, 1983, 1999)
Estação Membro: RTVE (Radiotelevisión Española)*

*As semifnais são transmitidas pela La 2 e a final pela La 1.



Informações do Participante



A Soraya (nome completo: Soraya Arnelas Rubiales) nasceu no dia 13 de Setembro de 1982, em Valencia de Alcantara (Espanha), com apenas 11 anos se muda para Madrid, e antes de se dedicar à carreira de cantora, ela trabalhou como aeromoça e ela fala fluentemente cinco idiomas. A sua grande oportunidade no mundo da música foi através da sua participação na quarta edição do "Operación Triunfo" (a primeira edição sem ser realizada pela TVE), em 2005, ela conseguiu ficar em segundo lugar e teve a oportunidade de lançar o seu primeiro álbum chamado "Corazón De Fuego", que foi um sucesso, fazendo com que a Soraya ganhasse o disco de platina pelas vendas do disco. No final de 2006, ela lança o seu primeiro álbum com todas as canções em inglês, que recebeu o nome "Ochenta's", porque todas os temas eram regravações de canções famosas dos anos oitenta, e assim como o anterior chega ao disco de platina. No ano seguinte, a Soraya lança mais um álbum com regravações dos anos oitenta chamado "Dolce Vita", que chegou ao status de disco de ouro. Em 2008, ela lança o seu quarto álbum chamado "Sin Miedo", o primeiro com canções inéditas desde o "Corazón De Fuego", uma das canções tem a participação da cantora belga Kate Ryan, que representou a Bélgica no Eurovision 2006, e o disco tem a canção "La noche es para mí", é com esse tema que a Soraya representará a Espanha no festival deste ano.



apresentação no "Operación Triunfo"



apresentação na semifinal do "Eurovisión 2009: El retorno"



apresentação na final do "Eurovisión 2009: El retorno"

Nota de Chances: 2 (poucas chances)

A Espanha leva uma canção pop com elementos étnicos, um estilo que trouxe bons resultados para a Grécia e a Turquia nas últimas edições, dá até para perceber um toque grego na canção, parece que o tema foi feito especialmente para conseguir uma boa posição no festival, o resultado é uma canção extremamente artificial, sem qualquer originalidade, com uma letra banal e até mesmo chega a ser um pouco insossa se comparada com outras canções neste estilo. Certamente uma canção tão "festivaleira" agradou em cheio grande parte dos eurofans, o que aumenta o risco da Soraya ser a Kate Ryan deste ano, acho uma grande pena uma intérprete competente como a Soraya levar um tema tão fraco e que destoa de boa parte de suas outras canções. A Espanha tem a vantagem de ser o último país a se apresentar, e por isso precisam apostar em uma performance espetacular, e é o que parece se for levar em consideração a declaração da Soraya de que vai ter uma surpresa na apresentação, que será algo nunca visto no Eurovision, só mesmo assim para o país vencer as propostas similares da Turquia e até mesmo da Romênia, porque se for comparar somente o tema, os espanhóis perdem feio.

Dados da Canção

Titulo: La noche es para mí
Intérprete: Soraya
Melodia: Jason Gill, Dimitri Stassos, Irini Michas
Letra: Felipe Pedroso
Idioma: Espanhol & Inglês

Letra da Canção



La noche es para mí (A noite é para mim)

Vuelvo a mirar, tus ojos son un volcán
(Volto a olhar, os seus olhos são um vulcão)
No escaparás, tu fuego dirá la verdad
(Você não escapará, seu fogo dirá a verdade)
No importa si quieres o no, porque hoy mando yo
(Não importa se você quer ou não, porque hoje mando eu)

Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
Quiero saber lo que sientes por mí
(Quero saber o que sente por mim)
Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
¿Que no lo ves que estoy loca por ti?
(Não vê que estou louca por você?)
Come set me free, just you and me
(Venha me libertar, só você e eu)
La noche es para mí
(A noite é para mim)

No puedo más, juro que mío serás
(Não posso mais, juro que você será meu)
Ven a bailar, ya no podrás escapar
(Venha dançar, você já não pode escapar)
No importa si quieres o no, porque hoy mando yo
(Não importa se você quer ou não, porque hoje mando eu)

Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
Quiero saber lo que sientes por mí
(Quero saber o que sente por mim)
Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
¿Que no lo ves que estoy loca por ti?
(Não vê que estou louca por você?)
Come set me free, just you and me
(Venha me libertar, só você e eu)
La noche es para mí
(A noite é para mim)

Ah... Ah...
Take me, shake me, take me
(Me leve, me agite, me leve)

Brilla la luz, mi mágica noche eres tu
(Brilha a luz, minha noite mágica é você)
Ya no hay tabús
(Já não há mais tabus)
Quiero clavarte en mi cruz
(Quero cravá-lo na minha cruz)

Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
Quiero saber lo que sientes por mí
(Quero saber o que sente por mim)
Come on and take me, come on and shake me
(Venha e me leve, venha e me agite)
¿Que no lo ves que estoy loca por ti?
(Não vê que estou louca por você?)
La noche es para mí
(A noite é para mim)
La noche es para mí
(A noite é para mim)
Come set me free, just you and me
(Venha me libertar, só você e eu)
La noche es para mí
(A noite é para mim)
BlogBlogs.Com.Br